Thursday, April 19, 2007

O que é o sexo seguro e porquê usar preservativo?

Sexo seguro é qualquer prática sexual, que reduza ou elimine o risco de contágio por sangue, esperma ou fluidos vaginais de uma pessoa infectada para o/a parceiro/a sexual. A barreira do latex do preservativo é a mais segura numa relação seual de risco.
O uso de uma preservativo de qualidade, efectuado de modo correcto pode prevenir a transmissão dos vírus do HIV. O preservativo é o único método contraceprivo capaz de evitar a transmissão do vírus do HIV. Evita ainda a transmissão de muitas outras infecções sexualmente transmissíveis (como o herpes genital, a hepatite A, B ou C, a gonorreia, a sífilis, a úlcera mole, os condinomas, a clamídya, piolhos púbicos, etc), incluindo os vírus responsáveis por determinados tipos de cancro do útero.
Os preservativos evitam ainda as gravidezes não desejadas. Todavia, deves utilizar o preservativo de forma correcta e de acordo com as indicações, pelo que deves ler com atenção o folheto informativo.

1 comment:

Ricardo Matos said...

Infelizmente o número de infectados pelo VIH está, não só no resto do mundo, mas também em Portugal, a aumentar. Não podemos dizer que por falta de aviso, mas por incompetência das campanhas!
Porque não adoptar campanhas de choque? Porque não adoptar, como foi o vosso caso, por campanhas com o "ridículo"? O grande busílis é que as pessoas não vão lá com falinhas manças.
Com isto quero dozer para continuarem a apostar na vossa campanha da maçã e nunca desistam.
Ah! E claro que o preservativo é meio caminho andado para a protecção contra o VIH...
Um abraço,
Ricardo.