Diminuir o numero de casos e de mortes pelo virus da sida em 25% até 2010 é o grande objectivo do novo Programa Nacional de Prevençao e Controlo da Infecçao VIH/SIDA, ontem apresentado, em Lisboa. Para que a doença comece a ser detectada mais precocemente, a aposta vai ser no diagnostico voluntario, promovido pelos médicos de familia.
A nova estratégia nacional assenta na prevençao dos comportamentos de risco, principalmente junto das populaçoes mais vulneráveis (como toxicodependentes e imigrantes), no diagnóstico precoce para mais rapido inicio do tratamento e na melhoria da rede de cuidados, quer da saude quer de apoio social, explicou Henrique Barros, que dirige a Coordenaçao Nacional para a infecçao da sida.
Como a populaçao em maior risco nao procura os serviços de saude, é´preciso que haja mecanismos para chegar até essas pessoas, explica Henrique Barros. No futuro, serao celebrados protocolos de colaboraçao com outras instituiçoes e organizaçoes nao governamentais com o mesmo objectivo.
Segundo os numeros oficiais, até Junho passado, foram infectados pelo virus da sida 29.465 portugueses. Para contrariar a tendencia de subnotificaçao, os laboratorios e as farmacias hospitalares vao passar a reportar tambem a infecçao.
A apresentaçao pública do documento final está´marcada para 26 de Março do proximo ano.
No comments:
Post a Comment